09/12/2016

Anatídeos, cervinus e corujas

Ontem, o PBL foi-me fazer uma visita a São Jacinto para ver como são as capturas de anatídeos que tenho vindo a fazer nas ultimas semanas.
Uma vez que ainda é uma grande volta até São Jacinto e sabendo que havia algumas espécies que ele gostava de anilhar na zona, combinamos de antemão tentar capturas algumas petinhas e nocturnas.
Se durante a manha apenas se capturam patos-reais e dos 2 Tachybatus que estavam numa das armadilhas. Após andarmos os dois praticamente uma hora a tentar tira-los da armadilhas, um fugiu e tivemos de nos contentar com 1 juvenil.
A meio da tarde, com o meu trabalho feito, fomos então as petinhas, onde conseguimos capturar mais um Anthus cervinus (3º do ano), e detectamos pelo menos mais 8 indivíduos. Ao por do sol, preparamos o material para as nocturnas. Após uma hora de espera apareceu um Asio flammeus, e pouco depois uma Tyto alba. Esta Tyto para mim tem todo o potencial para ser T.a. guttata e de acordo com a lista de características indicadas por French 2009 ( https://www.britishbirds.co.uk/wp-content/uploads/article_files/V102/V102_N09/V102_N9_14_23.pdf ), a única que me deixa alguma duvida será a cor das pontas das primarias. Por outro lado não será possivel saber qual a sub





espécie do bicho, uma vez que nem com genetica a T.a.alba se distingue da T.a.guttata (http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/bij.12824/abstract)

Sem comentários:

Enviar um comentário